Atualização facilita o monitoramento e controle da aplicação das doses na comunidade acadêmica 

 

Por Gabriela Francisco | 13/10/2021

 

Devido ao avanço da vacinação pelo país, o aplicativo Guardiões da Saúde (GdS) passou por novas atualizações para contribuir na elaboração de soluções frente à COVID-19 na Universidade de Brasília (UnB). Agora, os usuários podem informar em seus perfis que estão imunizados. Frente a possível retomada das atividades, é cada vez mais importante saber o status de vacinação da comunidade acadêmica.

201

Com a novidade, o aplicativo de vigilância em saúde permite o compartilhamento dos status de imunização na ferramenta. Dessa forma, assim que receber a vacina, os indivíduos podem cadastrar o tipo de imunizante recebido e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o usuário e o profissional do GdS saberão as informações da próxima aplicação da vacina.

 

A ideia do update é elaborar um mapeamento que ajude a instituição a cuidar da saúde da comunidade, facilitando o acompanhamento da imunização na comunidade acadêmica. Para poder registrar os dados sobre a vacinação no Guardiões da Saúde, é necessário ter o app instalado no celular e seguir as orientações abaixo. Confira:

 

    1. Abra o aplicativo e clique no menu, localizado no canto superior esquerdo;
    2. Logo, aperte a opção ‘‘Editar perfil’’;
    3. Em seguida, clique no seu perfil e selecione a função ‘‘Possui dados de vacinação?”;
    4. Por fim, preencha todas as informações solicitadas e clique em ‘‘Salvar’’.

 

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 30 mil usuários e disponibiliza alguns canais de contato para sanar dúvidas, como a página do Instagram @guardioesdasaudeunb e o Twitter @guardioesunb. Não deixe de registrar seus status de vacinação no app!

 

Saiba mais 

Em 2018, a ferramenta Guardiões da Saúde, desenvolvida em 2007 pelo Ministério da Saúde, com objetivo de monitorar eventos de grande porte no Brasil, ganhou uma nova versão realizada, inteiramente, pela ProEpi. 

 

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a ProEpi e a SDS/UnB trabalharam em conjunto para o desenvolvimento de uma atualização com foco na covid-19, tornando-se uma estratégia para a vigilância participativa da comunidade da UnB. 

 

Agora, fruto dessa parceria, nasceu a implementação da vigilância ativa institucional pelo aplicativo.

 

Sobre a CoAVS

 

A Coordenação de Atenção em Saúde (CoAVS) é vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) e integra, assim, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da unidade é promover ações de vigilância, coordenação e inteligência para riscos à saúde de forma oportuna nos diferentes campi da universidade.