Profissionais de saúde enfatizam que vacinados podem pegar e transmitir o vírus

Em meio a tantas informações e boatos espalhados pelas mídias, fica a dúvida sobre se há necessidade ou não de dar seguimento às medidas de proteção contra a COVID-19 após a vacinação. No entanto, o Instituto Butantan ressalta que é necessário que todos mantenham os cuidados essenciais mesmo após terem tomado a segunda dose da vacina, devido a reação de cada organismo, que pode alterar o tempo de imunização

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o corpo humano leva, em média, duas semanas para desenvolver a imunização após a vacina. Ainda assim, conforme a enfermeira colaboradora da Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS), Bertiane de Freitas, a proteção adquirida com a vacina é contra as formas graves do vírus. “Embora essas pessoas (público vacinado) estejam imunizadas e não desenvolvam a doença, elas continuam transmitindo o vírus, caso sejam infectadas”, explica.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, uma vacina eficaz e segura é reconhecida como uma solução em potencial para o controle da pandemia, juntamente com as medidas de prevenção já estabelecidas. Dessa forma, os cuidados para evitar o contágio devem ser adotados pela população vacinada até que se comprove a redução drástica na circulação do vírus.

A enfermeira Bertiane Freitas ressalta que ter uma parcela de vacinados não impede que o coronavírus circule pelos ambientes. ‘‘Quanto maior o número de vacinados, menor a circulação do vírus. As pessoas que foram imunizadas agem como uma barreira para toda a população. Quanto mais pessoas imunes, melhor”.

As indicações seguem uma vez que vacinados não só contraem, como transmitem a COVID-19. Portanto, se sentirem os sintomas ou se entrarem em contato com casos ativos de coronavírus, precisam, sim, fazer o isolamento. Sendo assim, as medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devem ser mantidas por todas as pessoas imunizadas.

Para que os antigos hábitos retornem e a normalidade seja restabelecida, é essencial esperar que grande parte da população seja vacinada. No caso do Brasil, no ritmo de vacinação atual, a previsão é de que entre 70% e 75% da população alvo seja vacinada até o fim de 2021, de acordo com a profissional Bertiane de Freitas. Mesmo após a imunização, é possível que ocorra a transmissão do vírus de pessoas já vacinadas para pessoas que ainda não receberam a vacina.

Vale lembrar que é preciso tomar a segunda dose dentro do período recomendado após a primeira dose para que o corpo desenvolva anticorpos contra o coronavírus.

Medidas de proteção contra a COVID-19

Use máscara ao sair de casa

Mantenha uma distância mínima de 2 metros das pessoas

Lave suas mãos com frequência e sempre opte por usar sabão e água. Caso não tenha, utilize álcool em gel.

Higienização das mãos

Fonte: (Anvisa)

Sobre a CoAVS

A Coordenação de Atenção em Saúde (CoAVS) pertence à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) e integra, assim, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da unidade é promover ações de vigilância, coordenação e inteligência para riscos à saúde de forma oportuna nos diferentes campi da universidade.

Referências

Plano Nacional de Vacinação Covid19. gov.br. Disponível em: <http://www.saude.pi.gov.br/uploads/warning_document/file/641/Plano_Nacional_de_Vacina%C3%A7%C3%A3o_Covid19.pdf>.  Acesso em: 10 de maio de 2021.

Por que é preciso continuar tomando cuidados mesmo após a vacinação?. butantan.gov.br. Disponível em:  <https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/por-que-e-preciso-continuar-tomando-cuidados-mesmo-apos-a-vacinacao>. Acesso em: 10 de maio de 2021.

Caçadores de mitos sobre COVID-19. paho.org. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/cacadores-mitos-sobre-covid-19>. Acesso em 11 de maio de 2021.