Desenvolvido por profissionais de saúde da Coordenação de Vigilância em Saúde (CoAVS) pertencente à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), que integra o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília (UnB), o formulário de Notificação de Casos Suspeitos e/ou Confirmados de COVID-19 tem o intuito de identificar casos suspeitos ou confirmados da doença em toda a comunidade acadêmica da universidade

O formulário pode ser utilizado como uma ferramenta para relatar suspeita ou confirmação de ocorrência de coronavírus tanto de quem está respondendo quanto de terceiros, desde que façam parte da UnB. Portanto, alunos, professores, técnicos e terceirizados, ao sentirem sintomas ou suspeitar que algum membro da universidade esteja com coronavírus, devem imediatamente comunicar, por meio do formulário, para que o caso seja investigado e acompanhado.

O documento é seguro e a CoAVS garante o sigilo de todas as informações relatadas. Após o recebimento, caberá à equipe fazer uma devolutiva para que quem preencheu o formulário tenha ciência de que a investigação será iniciada. Os dados obtidos servem para que nenhum caso de covid-19 passe despercebido dentro da comunidade acadêmica. Sendo assim, atua nos quatro campi e pode auxiliar no controle de riscos e agravos referentes à doença.

Com as informações em mãos, a equipe de acompanhamento da CoAVS poderá ter acesso ao caso e saber se tem ou teve surto da doença investigada no local, caso contrário, fará recomendações com o objetivo de evitá-lo. As respostas disponibilizadas pelo formulário permitem que sejam iniciados monitoramentos, incluindo rastreios de contatos, ou seja, buscam identificar todos que estiveram com o enfermo no período de contágio.

Fortalecimento da saúde pública

Os casos rastreados com a ajuda dos formulários serão mapeados, quantificados e passarão por análises para que sejam transformados em materiais capazes de orientar a adoção das medidas de controle do novo coronavírus. Devem contribuir, também, para a divulgação de informações úteis, servindo de base para as ações de setores e profissionais de vigilância em saúde. A partir disso, será possível a publicação de boletins e informes.

Portanto, ao notificar uma suspeita ou caso confirmado, o usuário contribui ativamente para a identificação de grupos expostos a maior risco e, também, na identificação de fatores determinantes do contágio. Dessa maneira, faz da notificação um importante fator para apontar as principais características da ação do vírus na população.

Mas atenção: Para que a UnB e os agentes parceiros da universidade possam executar e avaliar medidas de prevenção e controle à Covid-19, além de contribuir para as ações de saúde pública na atual crise sanitária, o formulário deverá ser preenchido com comprometimento e seriedade.

Sempre que houver dúvidas, não hesite em procurar a CoAVS através do site coavs.unb.br ou e-mail  e solicitar mais informações.

Acesse e responda o formulário, clicando aqui.