Imprimir

Atividade testou a capacidade dos membros da unidade diante de surto da Covid-19

 

Por Gabriela Francisco | 31/08/2021

 

Um exercício simulado para a prevenção e o controle de surtos da Covid-19 foi realizado nos dias 5 e 6 de agosto pela Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS). De modo virtual, a atividade teve por objetivo avaliar a preparação e os mecanismos de resposta da unidade referentes às ameaças que envolvem a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB). No total, 25 pessoas participaram.

 

WhatsApp Image 2021 08 30 at 164021 1

 

‘‘A aplicação dos simulados é uma ação fundamental para que a unidade consiga fazer a transição da teoria para a prática dos serviços sem estar em cenário de emergência. Nossa ideia é ajudar os colaboradores da coordenação a exercitarem as funções de um ambiente de crise para que, em um cenário real, as ações já estejam mais planejadas e articuladas’’, comenta o coordenador geral da CoAVS, Jonas Lotufo Brant de Carvalho.

 

Usando um conjunto de estratégias de avaliação, o simulado de mesa teve como foco simular a atuação da CoAVS frente à elaboração de um relatório de surto do novo coronavírus. Sempre que eventos relacionados a possíveis epidemias dentro da comunidade acadêmica são investigados, é necessário produzir um relatório com todas as informações dos procedimentos realizados pela equipe (foco principal do exercício em questão).

 

Esta é a primeira vez que um simulado desta natureza acontece na unidade. Com todos os participantes atuando remotamente de suas mesas de trabalho, o exercício teve início quando três funcionários da Biblioteca Central (BCE) da UnB desenvolveram infecção pela Covid-19 e 18 pessoas, incluindo estudantes, equipe de limpeza e demais colaboradores tiveram contato com os contaminados. O simulado teve a duração de duas horas.

 

‘‘Eu nunca tinha participado desse tipo de atividade. Então, essa foi uma experiência nova para mim, porque pareceu que a gente estava vivendo a situação de modo real. Por ter sido o primeiro simulado da CoAVS, eu achei as questões bem elaboradas e o propósito, interessante. Eu gostei bastante de participar’’, relata a participante e enfermeira da CoAVS, Claudete Clug Olivo.

 

Vale ressaltar que nesse tipo de atividade, os participantes não são solicitados a realizar tarefas reais para responder aos eventos, mas sim explicá-las com base em suas habilidades pessoais e conhecimento acerca do documento Notificação de Casos e Contatos de COVID-19 - (As Is) da Universidade de Brasília. O cenário montado envolveu questões que foram desde o desdobramento de uma equipe de investigação até a declaração do fim do caso.

Exercício de simulado


O exercício de simulado é uma forma de treinamento, monitoramento ou avaliação da capacidade dos colaboradores de uma organização diante de uma descrição ou simulação de risco. A atividade deve preparar as equipes de resposta para desempenhar funções de acordo com o plano de contingência, além de familiarizá-las com as diretrizes operacionais e procedimentos padrão (POPs).

 

Dentre os tipos de simulação existentes há o exercício de mesa (TTX), promovido pela CoAVS. Este é o simulado que tem como objetivo proporcionar uma discussão facilitada de uma situação de emergência, geralmente em um ambiente informal de baixo estresse, no qual os participantes são encarregados de rever e discutir a comunicação e as ações que tomariam em cenários ligados à saúde.

 

Sobre a CoAVS


A Coordenação de Atenção em Saúde (CoAVS) é vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) e integra, assim, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da unidade é promover ações de vigilância, coordenação e inteligência para riscos à saúde de forma oportuna nos diferentes campi da universidade.