Imprimir

O efeito positivo da vacinação no Brasil e os riscos ainda existentes mesmo após a imunização

  

Segundo os mais recentes balanços do consórcio dos veículos de imprensa, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está em queda. Os números estão entre os dados que já mostram a efetividade da vacina em grupos, principalmente idosos, que estão totalmente imunizados.

 

Em julho deste ano, o Brasil atingiu a marca de mais de 80 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina da Covid-19, ou seja, mais da metade da população com mais de 18 anos foi vacinada.

 

Imagem2

Além da expansão da vacinação, o distanciamento social e as medidas de proteção da população também contaram para a redução das mortes por infecção pelo coronavírus. Por meio do Boletim Observatório Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destacou que há tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Deve-se considerar, ainda, que a imunização não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante, inclusive, cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa.

 

Em geral, a imunização ocorre em duas semanas após a segunda dose, pois esse é o tempo que o sistema imunológico leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

 

Além disso, é necessário aguardar que boa parte da população tenha sido imunizada para voltar aos antigos hábitos e, enquanto isso, para evitar a proliferação do vírus e uma possível contaminação em massa, torna-se imprescindível manter as medidas preventivas, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos.

 

Nenhum dos imunizantes desenvolvidos contra o coronavírus garante 100% de proteção, mas todos reduzem drasticamente as chances de internações, casos graves e mortes pela doença.  

 

 

Referências

 

 

Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Governo do Brasil, 2021.  Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19>. Acesso em: 09 de agosto de 2021.

Quanto tempo demora para adquirir imunidade após tomar a vacina contra a Covid-19?. Instituto Butantan, 2021. Disponível em: <https://butantan.gov.br/noticias/quanto-tempo-demora-para-adquirir-imunidade-apos-tomar-a-vacina-contra-a-covid-19>. Acesso em: 09 de agosto de 2021.

Queda das mortes por Covid aponta indício do efeito da vacinação no Brasil; veja o que se sabe e os alertas. G1, 2021.  Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/07/02/queda-das-mortes-por-covid-aponta-indicio-do-efeito-da-vacinacao-no-brasil-veja-o-que-se-sabe-e-os-alertas.ghtml>. Acesso em: 09 de agosto de 2021.

Mortes e casos de coronavírus nos estados. G1, 2021. Disponível em: <https://especiais.g1.globo.com/bemestar/coronavirus/estados-brasil-mortes-casos-media-movel/>. Acesso em: 11 de agosto de 2021.